quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Música na Sala de Aula.



Objetivo Principal
 Em geografia abordar os processos migratórios principalmente da região Nordeste para a região Sudeste do Brasil no decorrer da Segunda metade do século XX.
A Língua portuguesa analisar a formação de novas palavras dentro do português falado no Brasil, observando exemplos dentro das letras das canções.
Em História abordar questões socias, juventude urbana, movimentos sociais no Brasil.

Nível dos alunos
A partir da 1° serie do E.M

Dicas de Músicas:

" Peguei um Ita no Norte" de Dorival Caymi
" Sina de um caboclo" de João do Vale e J.B Aquino.
"Pau-de-arara" de Vinicius de Moraes e Carlos Lyra.
" Chopis centis" de Dinho e Julio Rasec (Mamonas Assassinas)
" Juento Celestino" de Bento Hinoto e Binho (    idem anterior).
" Assentamento" de Chico Buarque .


Desenvolvimento

O Professor de geografia  pode explorar diversas situações presentes nas letras dessas canções: fatores climáticos de alguns lugares da região nordeste, condições socioeconômica e política, a migração para cidades grandes da região Sudeste, a industrialização e o desenvolvimento da região Sudeste utilizando grande quantidade de mão-de-obra nordestina, super crescimento populacional, crescimento desordenado das cidades do sudeste, o excesso de mão-de-obra, a diminuição da oferta de trabalho,  preconceito e  discriminação do povo nordestino entre outros aspectos importantes que deve e pode ser explorado pelo professor.

Referencia:
"Como usar a música na sala de aula". Martins Ferreira. São Paulo; Contexto,2007. 7°ed.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Lembra da brincadeira Stop?

Essa dica vai para professores e alunos, o professor pode utilizar dessa ferramenta divertida e virtual, para  trabalhar ortografia, memória, conhecimentos gerais e específicos, os alunos aprende se divertindo, o professor pode criar as salas, o número de jogadores e os temas e ntre outras funcionalidades,  veja mais STOP



GAMES INVADEM AS SALAS DE AULA




Profissionais de educação estão buscando maneiras de levar a diversão dos jogos para o processo de aprendizagem

domingo, 26 de setembro de 2010

GEOLOGIA

O Serviço Geológico do Brasil, ou simplesmente CPRM, nome de fantasia advindo da razão social Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, impregnado no imaginário dos nossos clientes, parceiros e usuários, desde 1969.
O Serviço Geológico é o responsável pelo Programa Geologia do Brasil, do Governo Federal, inserido no Plano Plurianual 2004-2007, PPA 2004-2007. Dentro desse Programa, estão definidas as Ações finalísticas que balizam o escopo da nossa área de atuação institucional. Internamente, cada Ação do PPA 2004-2007 é desdobrada em projetos e atividades, cujo conjunto compõe o Plano de Atividades Técnicas – PAT, disponível na intranet corporativa. O PAT constitui instrumento básico de gestão de projetos, encerrando cerca de 200 projetos aprovados, dos quais, um terço já em execução. A seguir um resumo das Ações finalísticas do PPA.
Este é o Serviço Geológico do Brasil. Entre e fique à vontade.
 Caso o objeto de suas pesquisas não seja encontrado, ou as ferramentas disponíveis não lhe permitam uma seleção adequada, rogamos entrar em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Usuário (seus@rj.cprm.gov.br), para que possamos, com a brevidade possível, dar retorno.



acesse o site http://geobank.sa.cprm.gov.br/ 

GEOLOGIA


Baixe aqui documentos e programas sobre geologia para o seu computador clique aqui:


Mata Ciliar (E.E. São Francisco de Assis - Aripuanã-MT)

Este vídeo tem por objetivo conscientizar a população sobre a preservação 

das matas ciliares.As matas ciliares são sistemas vegetais essencial ao 

equilibrou ambiental, por tanto devemos ter uma preocupação 

central para o desenvolvimento rural sustentável, a preservação e a

 recuperação das matas ciliares aliadas às práticas de conservação 

e ao manejo adequado do solo, garante a proteção de um dos

 principais recursos naturais que é a água.As principais funções

 das matas ciliares são: controlar as erosões nas margens dos

 rios evitando o assoreamento dos mesmos, minimizarem os efeitos

 de enchentes, manterem a quantidade e a qualidade da água, filtrar

 os possíveis resíduos de produtos químicos e auxiliar na proteção

 da fauna local. 

desenvolvido pelos alunos do 2ª Ano B – ESFA -

 Professor Orientador : Fabiano

Montagem: Edinabel Santos da Silva

sábado, 25 de setembro de 2010

Testes seus conhecimentos em Geografia

Se você é bom em geografia teste seus conhecimentos descobrindo o nome dos países.
Acesse: MapDuel

Coleção de mapas on-line

Maplecroft
site da empresa Maplecroft  disponibiliza uma variedade incrível de mapas globais  , permitindo até uma pequena interação com estes mapas. Traz mapas relacionados a mais de 40 temas diferentes, como: fome, às emissões de poluentes, do trabalho infantil à saúde, etc.
Acesse: mapas globais

Mapas do Brasil

Guia Geográfico
O  GuiaGeográfico é um projeto em desenvolvimento para mostrar o mundo em imagens. Um guia educativo com temas culturais, ecológicos, esportivos, e ênfase nas componentes geográficas desses temas. É formado por uma rede de web sites e sua consulta é completamente gratuita.

Atlas Escolar – IBGE

Atlas Escolar - IBGE
Aplicativo  desenvolvido pelo IBGE que pode ser utilizado pelo professor para trabalhar questões referentes a geografia, meio ambiente e questões climáticas.
Neste site você encontra ilustrações animadas sobre geografia e cartografia, econsulta mapas do Brasil e do Mundo de uma forma fácil e atraente.

IBGE: Países

O IBGE – PAÍSES é um site desenvolvido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com o intuito de manter dados do mundo inteiro, referentes a população, território, língua, moeda, PIB, bandeira, indicadores sociais, economia, meio ambiente, fotos, vídeos, objetivos do milênio, e muito mais.
Ao entrar no site selecione o idioma e será aberto um janela pop-up com um mapa totalmente interativo. Para obter os dados basta clicar no país desejado utilizando o mapa-múndi.
Não esqueça de desabilitar o bloqueio de pop-ups para que o site funcione.

Gapminder: Estatísticas do Mundo


Gapminder é aplicativo on-line que permite ao usuário ver vídeos e animações interativas com a evolução de diferentes dados de países e regiões do mundo todo.
Você pode escolher e comparar dados como renda per capita, taxa de natalidade, PIB, mortalidade, etc, podendo ainda para refinar as comparações escolher os países que serão mostrados.


O Gapminder pode enriquecer as aulas de geografia, pois os dados são atualizados e interativos, despertando o interesse dos alunos.

acesse o Gapminder: GAPMINDER ou na barra de links do blog.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Dica para as Escolas.

Tá ai uma dica para os professores do Araguaia:
Os alunos do COLÉGIO TÉCNICO OPÇÃO, São José dos Campos, navegaram pelo rio Paraíba do Sul, em uma JANGADA SUSTENTÁVEL feita de garrafas PET. A idéia era conscientizar a população para a questão da reutilização do lixo, inclusive daquele lixo jogado nas margens do rio. O ponto de partida foi a zona norte da cidade, mais precisamente no rio Jaguari, afluente do Paraíba. A navegação foi feita em um trajeto de 5Km e levou cerca de 2 horas. Agradecimentos especiais ao corpo de bombeiros e à polícia ambiental que nos auxiliaram, promovendo toda a segurança necessária para a efeitivação do projeto. veja o video:






saiba mais no site da  National Geographic Brasil: http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/

ESPAÇO DA GEOGRAFIA - Vídeo sobre os Domínios Morfoclimáticos do Brasil | espacodageografia.spaceblog.com.br

ESPAÇO DA GEOGRAFIA - Vídeo sobre os Domínios Morfoclimáticos do Brasil | espacodageografia.spaceblog.com.br
  A RNP foi criada em 1989 pelo Ministério da Ciência e      Tecnologia (MCT) com o objetivo de construir uma infraestrutura de rede Internet nacional para a comunidade acadêmica. A rede começou a ser montada em 1991. Em 94, já atingia todas as regiões do país. Entre 2000 e 2001, a rede foi totalmente atualizada para oferecer suporte a aplicações avançadas. Desde então, o backbone RNP, como é chamado, possui pontos de presença em todos os estados brasileiros. Em 2005, a tecnologia do backbone é novamente atualizada com links ópticos operando a múltiplos gigabits por segundo.

acesse agora : http://www.rnp.br/index.php

Como o estudo do meio pode ajudar na propagação do conhecimento

Nos últimos anos, uma série de metodologias de Ensino foram propostas, dentre as quais se destaca o estudo do meio. Originário das escolas anarquistas do início do século 20, esse tipo de metodologia foi, ao longo do tempo, reestruturado e adaptado aos diferentes perfis das instituições.
Na década de 1980, o educador Paulo Freire – então secretário da Educação da prefeita de São Paulo Luiza Erundina – disseminou a prática por meio de uma série de experiências na rede municipal. Nos anos 90, essas experiências se espalharam pelo País e serviram de suporte para trabalhos na área de formação de professores.

Dadá Martins(*)

veja mais em: http://www.escalaeducacional.com.br/arquivos/apoiopedagogico/14-4_pedagogia__20090718_194525.pdf

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

IBGE disponibiliza novas imagens de radar da Amazônia e Nordeste

Elas podem ser acessadas no endereço ftp://geoftp.ibge.gov.br/Alos.
As imagens foram adquiridas pelo PALSAR (Phased Array L-band SAR), um sensor de radar de abertura sintética (SAR) que opera na banda L. Os sensores imageadores de radar como esse são especialmente úteis devido à sua capacidade de gerar imagens mesmo em regiões cobertas por nuvens, uma situação frequente nas regiões Norte e Nordeste do país. Além disso, as imagens ortorretificadas pelo IBGE têm dupla polarização, característica que permite uma melhor interpretação, pelo usuário, das informações contidas nas imagens.
O PALSAR é um dos sensores a bordo do satélite ALOS, lançado pela agência espacial japonesa (JAXA) em janeiro de 2006.