terça-feira, 26 de abril de 2011

Telescópio Hubble comemora 21 anos com galáxia em formato de rosa


O telescópio Hubble foi lançado no dia 24 de abril de 1990, a bordo do ônibus espacial Discovery.[Imagem: NASA/ESA/Hubble Heritage Team (STScI/AURA)]


Velinha galáctica

Para comemorar o 21º aniversário do lançamento do Telescópio Espacial Hubble, os astrônomos doSpace Telescope Science Instituteapontaram o olho do Hubble para um par especialmente fotogênico de galáxias, chamado Arp 273.

"Ao longo desses 21 anos, o Hubble mudou profundamente a nossa visão do Universo, permitindo que olhássemos profundamente para o passado e abríssemos os olhos para a magnificência e as maravilhas que nos rodeiam," disse Charles Bolden, administrador da NASA.

"Eu tive o privilégio de pilotar o ônibus espacial Discovery quando ele levou o Hubble ao espaço. Depois de todo esse tempo, novas imagens do Hubble continuam a inspirar admiração e são uma prova do trabalho extraordinário de muitas pessoas por trás do observatório mais famoso do mundo," completou o executivo.

Revolução espacial

O telescópio Hubble foi lançado no dia 24 de abril de 1990, a bordo do ônibus espacial Discovery, na missão STS-31.

As descobertas do Hubble revolucionaram quase todas as áreas de pesquisa astronômicas, da ciência planetária à cosmologia.

A imagem que comemora os 21 anos do telescópio mostra uma grande galáxia espiral, chamada UGC 1810, com um disco que está distorcido, ganhando o formato de uma rosa.

A distorção se deve à atração gravitacional de maré da galáxia companheira abaixo dela, conhecida como UGC 1813.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Astrônomo do Observatório Nacional fala sobre o Sol.


Globo News - 18-04/2011

Descubra os mistérios e os segredos do sol

 
A maior tempestade solar já registrada aconteceu em 1859. As mudanças repentinas no campo magnético do sol são responsáveis pelas erupções solares. As gigantescas explosões na superfície do sol liberam grande quantidade de energia e massa no espaço.
clique aqui e assista ao vídeo onde o Astrônomo Victor D’Avila fala sobre o Sol, em entrevista para programa Espaço Aberto Ciência & Tecnologia, da Globo News.

terça-feira, 19 de abril de 2011

E.E. Prof. Gerson Carlos da Silva - BJA-MT (Sala do Educador)

O 3º Encontro do Projeto Sala do Educador do grupo de Linguagem ocorreu no dia 12 de abril, foram convidados para o primeiro momento o grupo da área de Ciências Naturais e Matemática para participarem da socialização de textos comparativos entre professor X educador, feitos pelos educadores de Linguagem. Após a socialização das produções textuais, foi feita a reflexão de um texto sobre o valor do educador e finalizamos com a apresentação da música "Você têm o valor" cantada, divinamente, por Arlei (Linguagem), embalada pelas vozes dos educadores presentes e o som do violão.
Da esquerda para a direita: Professora  Bióloga Zezinha, de Ed. Física Eduardo, Bióloga Joelma, Matemática Eliane, letrada Ivanilde

Historiadora Arlei ( com violão), pedagoga Lucilia ( de preto), matemática Lidyane ( verde/ convidada)...


Coordenadora: Paula Érica ( de azul), pedagoga Coraci ( de verde), pedagoga Lucimar (listrado), letrada Luciana( roxo)...

quarta-feira, 13 de abril de 2011

CHAT NO BLOG (confira mais esse recurso)!


Está disponível um chat nesse blog, vá até o final da pagina e confira, aos que queiram ter mais esta ferramenta de comunicação em seu blog. Veja esse vídeo aula:




domingo, 10 de abril de 2011

Olimpíada Cientifica IJSO 2011: Inscricoes abertas!


A Escola Politécnica da USP e a B8 Projetos Educacionais anunciam que as inscrições para a IJSO Brasil 2011 já estão abertas!
A IJSO Brasil é a etapa nacional da Olimpíada Internacional Júnior de Ciências, uma das maiores e mais importantes olimpíadas acadêmicas do planeta. A IJSO é realizada anualmente em local itinerante desde 2004, com equipes formadas por seis estudantes de até 15 anos.
A 8.a edição da IJSO será realizada em na cidade de Durban, na África do Sul, e deve contar com a participação de mais de 50 países. Desde 2007, todos os brasileiros que disputaram a competição internacional receberam medalhas. Venha participar dessa história de sucesso!
Todas os detalhes sobre o torneio, incluindo as instruções para a inscrição online, podem ser encontrados no site oficial www.ijso.com.br. Os colégios podem se inscrever até o dia 3 de junho.
Em 2011, a prova da Primeira Fase da IJSO Brasil ocorrerá nos colégios participantes no dia 11 de junho (sábado). A Fase Final acontecerá em agosto em sedes regionais pelo Brasil a serem definidas. No caso de São Paulo, o evento será realizado na Escola Politécnica da USP; outras Escolas que desejam se candidatar a sedes do evento devem comunicar seu desejo à organização. Finalmente, os 6 melhores alunos dessa fase formarão a equipe que representará o Brasil na IJSO na África do Sul.
Todos os colégios participantes ainda receberão certificados desta competição de cunho internacional.
Desde já, nos colocamos à disposição para eventuais esclarecimentos através do endereço contato@ijso.com.br.
Atenciosamente,
Organização da IJSO Brasil 2011

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Transição Demográfica Brasileira


Neste ano de 2010, foi realizado o 12º censo demográfico brasileiro. Os dados divulgados a partir do mês de novembro se mostram bastante interessantes, visto que o perfil demográfico do país será traçado e servirá como base para a elaboração de políticas públicas que atendam às necessidades da sociedade e até mesmo para investimentos privados nas mais diversas áreas.

Busca-se, com os censos, analisar números absolutos da população e suas condições de vida no interior dos domicílios, bem como a estrutura por gênero, idade, fecundidade, mortalidade, migrações e outros quesitos. Para as políticas setoriais, o tamanho da população determina a quantidade de recursos para cada município.


AVALIAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DO PROJETO SALA DO EDUCADOR 2011

segunda-feira, 4 de abril de 2011

EDUCAÇÃO Enem estimula mercado



Nova modalidade de cursinho surge com a adesão de universidades

São Paulo/AE 

Uma nova modalidade de cursinho preparatório para o vestibular começou a figurar no catálogo dos sistemas de ensino: o pré-Enem. A modalidade, presente no país todo, é resultado da crescente adesão das universidades federais ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) como forma única de seleção.
No ano passado, 59 universidades e institutos federais utilizaram a nota do Enem em seus processos seletivos, 20 deles como critério único para preenchimento das vagas. A adesão levou 4,6 milhões de candidatos a se inscreverem para a prova, um número 30 vezes maior do que os 157 mil estudantes que participaram da primeira edição, em 1998.
É de olho nesses vestibulandos que os cursinhos têm montado suas turmas de pré-Enem. De acordo com os coordenadores pedagógicos, as aulas sob medida dão menos ênfase a fórmulas e "decorebas" e apostam na contextualização dos assuntos e na interpretação e produção de textos.
Em Fortaleza, o curso X da Questão oferece aulas para quem busca uma vaga na Universidade Federal do Ceará (UFC), que usa o Enem como critério único de seleção desde 2010. Em Belém (PA), este é o segundo ano que o Equipe Vestibulares oferece a modalidade. Os inscritos pleiteiam uma vaga na Universidade Federal do Pará (UFPA), que substituiu a primeira fase do processo seletivo pelo Enem, ou na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), onde o ingresso se dá exclusivamente pela classificação no exame.
Para conseguir uma vaga no concorrido curso de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a estudante Luciana Rancanti, de 18 anos, matriculou-se em um pré-Enem de Belo Horizonte. "Ano passado, fiz um cursinho convencional. Daí, quando a UFMG aderiu ao Enem, não deu tempo de eu me preparar. Agora, estou focada, aprendendo a inter-relacionar matérias. No Enem, uma mesma questão pode cobrar conteúdos de física e química". Luciana é aluna da rede Interacursos, que tem 3 mil alunos de Enem espalhados por 140 cidades.
Confusão - Apesar da proliferação de cursos específicos, a preparação para o Enem não deve ser muito diferente da convencional, diz Paulo Roberto de Andrade, diretor do Colégio Master de Cuiabá. "Na essência, continua a ser um vestibularzão, com prova conteudista e longa."
O diretor aponta a dificuldade logística de trabalhar com modelos de processos seletivos distintos. Em Cuiabá a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) preencheu, em 2011, suas 5.168 vagas via Enem. Por outro lado, a Estadual do Estado de Mato Grosso (Unemat) não utilizou o exame. "Nossos alunos vão fazer as 2 provas e não têm como fazer 2 cursinhos. Por isso, montamos uma grade tradicional e oferecemos material paralelo no estilo Enem."
Em Porto Alegre, o curso Fênix se utiliza da mesma estratégia, já que na Universidade Federal do Rio Grande do Sul o Enem é utilizado apenas como complemento à nota final da primeira fase, enquanto outras federais já aderiram integralmente ao exame.

fonte: http://gazetadigital.com.br/

domingo, 3 de abril de 2011

Encontro de Formação com as Equipes Gestores das Escolas Municipais .



         

CEFAPRO de São Félix do Araguaia realiza o I Encontro de formação de gestores das redes municipais do pólo.


O CEFAPRO de São Félix do Araguaia realizou no período de 30/03 a 01/04/11 o Primeiro Encontro de Formação de Gestores das redes municipais do seu pólo. O encontro contou com a participação dos gestores escolares dos municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Luciara, Novo Santo Antonio, Serra Nova Dourada e São Félix do Araguaia. Contou ainda com a presença dos Secretários Municipais de Alto Boa Vista, Novo Santo Antonio e São Félix.
Na ocasião foram trabalhadas, por sugestão das Secretarias Municipais as seguintes temáticas: O Cefapro e suas funções, O sala de Educador – elaboração e desenvolvimento, Escola Ativa – Concepção e metodologia, Educação Infantil, Provinha Brasil, Implementação da Lei 10639/03, Planejamento e EJA – Legislação e forma de organização.
Na avaliação dos participantes, o encontro foi muito positivo. Os gestores atestaram que todas as temáticas trabalhadas pelo Cefapro são pertinentes às suas funções e muito contribuíram para a qualidade dos trabalhos junto a comunidade escolar.
A Diretora Mariuza M. Lopes e o Coordenador de Formação Haroldo Borges ao encerrarem o encontro, comemoraram o sucesso do mesmo e se comprometeram em estreitar ainda mais as parcerias com os municípios para a implementação e fortalecimento da formação continuada através do projeto “Sala de Educador” para que se concretize, de fato, a qualidade Social da Educação.