O telescópio Hubble foi lançado no dia 24 de abril de 1990, a bordo do ônibus espacial Discovery.[Imagem: NASA/ESA/Hubble Heritage Team (STScI/AURA)]
Velinha galáctica
Para comemorar o 21º aniversário do lançamento do Telescópio Espacial Hubble, os astrônomos doSpace Telescope Science Instituteapontaram o olho do Hubble para um par especialmente fotogênico de galáxias, chamado Arp 273.
"Ao longo desses 21 anos, o Hubble mudou profundamente a nossa visão do Universo, permitindo que olhássemos profundamente para o passado e abríssemos os olhos para a magnificência e as maravilhas que nos rodeiam," disse Charles Bolden, administrador da NASA.
"Eu tive o privilégio de pilotar o ônibus espacial Discovery quando ele levou o Hubble ao espaço. Depois de todo esse tempo, novas imagens do Hubble continuam a inspirar admiração e são uma prova do trabalho extraordinário de muitas pessoas por trás do observatório mais famoso do mundo," completou o executivo.
Revolução espacial
O telescópio Hubble foi lançado no dia 24 de abril de 1990, a bordo do ônibus espacial Discovery, na missão STS-31.
As descobertas do Hubble revolucionaram quase todas as áreas de pesquisa astronômicas, da ciência planetária à cosmologia.
A imagem que comemora os 21 anos do telescópio mostra uma grande galáxia espiral, chamada UGC 1810, com um disco que está distorcido, ganhando o formato de uma rosa.
A distorção se deve à atração gravitacional de maré da galáxia companheira abaixo dela, conhecida como UGC 1813.